
Até hoje as metodologias de projeto e desenvolvimento de peças e produtos de construção mecanica se ancoravam fortemente nos processos produtivos comumente chamados de processos subtrativos, aonde uma peça é conformada através da remoção de material a partir de um pedaço bruto de material, nestes pode-se incluir o torneamento, fresagem, corte, dentre outros. Os processos conhecidos por aditivos, aonde a conformação se dá por adição e não remoção de material, dão ao projetista uma flexibilidade muito maior para trabalhar com formas menos geométricas e mais organicas. Apesar destes processos darem uma flexilbilidade muito maior ao design, impõe algumas limitações criticas, dentre elas:
nestes metodos podemos incluir a injeção, fundição, sintetização, estampagem, dentre outros.
Mas nos ultimos anos os chamados métodos de fabricação aditiva computacionais tem mudado tudo isto, a conhecida impressão 3D computadorizada permite a deposição de material para conformação de peças praticamente dem limitações de forma, sem termos de nos preocupar em como as partes serão conformadas, permite a fabricação de superficies curvas complexas de dificil representação geometrica, não é necessario prever condições de abertura e extração do ferramental, partes ocas e com reentrancias podem ser fabricadas em uma unica etapa sem necessidade de dividi-las em sub partes.
Isto tem mudado substancialmente o metodo de como designers e projetistas elaboram seus projetos, focando o metodo não mais na construção mas na aplicação e nas nescessidades estruturais da parte.
A esta metodologia da-se o nome de “Otimização Topológica”, e o fluxo de trabalho resume-se as seguintes etapas:
O resultado deste processo são normalmente partes mecanicas extremamente otimizadas em peso, mantendo sua resistencia fisica. O formato altamente organico da peça final provavelmente implicara na utilização de processos aditivos para sua construção, redução significativa de peso chegando-se em 60% em casos práticos reais.
A enfase em redução de peso e resistencia na otimização da forma normalmente não resulta em partes de estética agradavel, sendo este metodo mais adequado para projeto de partes estruturais internas de maquinas e equipamentos, por exemplo no setor aero espacial.
Caso este seja um problema critico para algum projeto ou produto, a PROJET esta apta a ajuda-lo. Podemos desenvolver projetos novos empregando esta metodologia, ou ainda ajuda-lo a fazer uma reengenharia de partes criticas de seu produto. Entre em contato conosco.